terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto Ler para quê?

A professora Irene da Silveira Monteiro do 2º ano vespertino do ensino fundamental realizou com seus alunos o projeto LER PARA QUÊ?
Com o objetivo de levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura de forma gradativa, a partir do conhecimento prévio que possuem acerca do tema, do autor ou título, captando o que não está explicito e, com base na coerência interna do texto,prevendo o que esta por vir, relação de causa e consequência, de temporalidade e especialidade, comparação, transferência de uma situação a outra, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre os vários conteúdos.
Um dos princípios norteadores do trabalho de leitura é a diversidade textual, compreendendo-se texto como unidade significativa, faça ele uso de linguagem verbal, linguagem não verbal ou mista.
Dessa forma, os textos trabalhados são aqueles que circulam no meio em que os alunos vivem. Os critérios de escolha de textos levaram em conta não apenas as múltiplas abordagens do tema, mas as diversidades quanto ao gênero ou tipo de texto, a adequação a faixa etária e o grau de dificuldade que o texto oferece, tendo em vista o processo de desenvolvimento do aluno quanto as habilidades e competência em leitura.

TEMAS TRABALHADOS

Leio GIBI porque é divertido, porque os personagens são legais e as historinhas interessantes.

Leio DICIONÁRIO para: Aprender palavras novas, corrigir as palavras, para saber os significados e aprender a ortografia correta das palavras.

Leio RÓTULOS e EMBALAGENS para:Ver se o produto não está vencido, para ver como preparar e para saber da qualidade do produto.

Leio LIVROS para: Melhorar a leitura e interpretação, saber as histórias, ficar esperto, resolver continhas, aprender receitas, ler histórias em quadrinhos e muito mais coisas como viajar através da imaginação...

Leio TALÃO de ENERGIA para: Ver o vencimento. (dia de pagar), ver quantos (KWH) quilovates gastamos, saber o valor que vamos pagar e que precisamos economizar energia...

Leio BULAS para: Saber se o remédio está certo, para que é indicado, para ver a validade e a dose certa, saber se o remédio é pediátrico ou não...

Leio RECEITAS para: Aprender fazer comidas, doces, salgados e gelados...

Leio JORNAL para: Saber das coisas do mundo. Noticias, fotos , propagandas, piadinhas, receitas, aniversários, anúncios, politica, horoscopo, futebol, etc...
Leio adivinhas para: Pegar os outros, dar risadas, saber a resposta, aprender e ensinar para os outros...

Leio REVISTAS para: Saber sobre: flores, esportes, politica, o tempo, aves de rapina, animais, moda, perfume, passatempo, adoção, historinhas, novelas. Etc...

Leio FÔLDER para: Aprender muitas coisas, ficar informado sobre vários assuntos, racismo, vacina, doenças, cursos, viagens, copa do mundo, olimpíadas, etc...

Leio o TALÃO da CONTA TELEFÔNICA para: Saber o valor a pagar, ver a data do vencimento, ver qual o melhor horário para fazer as ligações.

Leio a BÍBLIA para: Saber a história do povo de Deus, aprender os ensinamentos da lei de Deus e para ser um bom cristão.




Nós alunos da 2º ano, desenvolvemos o projeto LER PARA QUÊ? E descobrimos coisas simples, importantes, significativas que passam muitas vezes despercebidas. Vimos a importância de saber ler, ler e entender, ler e aprender. Ler, ler e ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário